BBB e a sociedade do cancelamento

99,17%. Esse número bem próximo a totalidade de qualquer coisa é um marco na sociedade. Responsável pelo maior índice de rejeição da história no Big Brother Brasil, a cantora Karol Conká, foi eliminada desta edição por um fenômeno nas mídias sociais conhecido como cancelamento.

Após uma série de atitudes discutíveis da artista dentro da casa, seus indicadores nas redes sociais despencaram, levando ao cancelamento de diversas ações previstas, além de patrocínios firmados anteriormente a sua participação no reality show. Estima-se que ela tenha tido um prejuízo próximo a cinco milhões de reais.

Para entender esse fenômeno é preciso voltar no tempo, mais precisamente na final da década de 40, ano do lançamento do livro 1984, de Orson Welles. No romance,o personagem do Grande Irmão é o líder supremo do cenário (a fictícia Oceânia) que controla toda a população.
Na história, todos os cantos públicos e privados estão ligados às “teletelas”, uma espécie de câmera capaz de monitorar, gravar e espionar a intimidade da sociedade — assim como acontece na casa do Projac, que abriga todo ano os participantes do reality.

Escrita no século 20, a obra reflete uma crítica ao totalitarismo, já que os moradores não poderiam, de forma alguma, contestar o sistema criado pelo regime. Com o slogan “O Grande Irmão está de olho em você”, 1984 tem como protagonista Winston Smith, um funcionário do governo que tem como função falsificar registros históricos, a fim de moldar o passado de acordo com os interesses tirânicos. Ao longo da ficção, o leitor se depara com o desafio do herói na luta contra a opressão.

Após grande sucesso, o livro inspirou outras narrativas que pautam o dia a dia de pessoas que estão sendo vigiadas.

O BBB é de fato um fenômeno de audiência, em sua primeira edição teve um share de 70% de televisores ligados na final do programa e com a pandemia, o reality show ganhou uma importância ainda maior e estratégica.

Em 2020, o programa era um dos poucos (ao lado do esporte e das lives) que era transmitido real time. E por ser uma representação fiel da realidade vivida pelo mundo em isolamento, alcançou níveis de audiência ainda mais incríveis e grande interação com o público nas redes sociais. Foram bilhões de votos em cada paredão e a certeza de que a 20ª edição do programa ainda estava longe de saturar o formato.

A participação mais direta do público alavancou exponencialmente os indicadores dos participantes. Em pouco tempo, ilustres desconhecidos se tornaram celebridades no Instagram e ganharam uma legião de fãs e, por conseguinte, uma série de ativações veiculadas a sua imagem.
Por outro lado, o programa também maximizou discussões sérias da sociedade no programa, como casos de discriminação, seja de qualquer forma, e levou a audiência a tomar partido e se posicionar. Nesta edição, personagens como Nego Di e Karol Conká foram os grandes alvos com índices recorde de rejeição e uma grande crise de imagem para gerenciar fora da casa.

A grande lição que fica é ser fiel ao seu discurso, pois hoje as pessoas têm um arsenal de informações e são verdadeiras detetives para identificar falhas, seja de reputação ou até mesmo de caráter. Saiba que ao se submeter a este tipo de programa, os ganhos podem ser enormes, mas o prejuízo também pode ser incalculável. Como dica, aos aspirantes a BBB, se preparem muito, de preferência com ajuda de algum profissional, porque no final, se trata sempre de negócios.

Sobre o Autor
Formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e Especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais pela Universidade Anhembi Morumbi, profissional com mais de 10 anos de experiência em comunicação organizacional. Desenvolvimento de atividades como: relacionamento com o público interno, coordenação e estratégias de criação e comercialização de campanhas em mídias sociais, trade marketing e comunicação externa. Know how em gestão de canais, organização de eventos, cerimonial e protocolo, relacionamento com stakeholders, além de coordenação da edição de publicações técnicas. Responsável pela carreira e imagem de atletas de performance e profissionais, além do gerenciamento da comunicação organizacional e marketing de empresas dos ramos de esportes, qualidade de vida, cultura, ensino e entretenimento, atendendo contas como CNA Idiomas e Sutton São Paulo. Atuou como docente convidado do módulo Relações Públicas, Assessoria e Comunicação Interna no curso de pós graduação de Gestão da Comunicação Integrada do Senac. Também ministra palestras sobre temas variados de comunicação.
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